6 dicas para te ajudar a desempenhar uma ótima política de boa vizinhança

Ter uma boa convivência em qualquer lugar faz toda diferença né!? Mas se dar bem com aqueles que estão mais próximos é ainda mais importante. A cada dia cresce o número de pessoas que procuram morar em condomínios por conta da segurança, da área de lazer, da qualidade de vida e muitas outras vantagens que eles proporcionam.

Mas nesses condomínios sendo eles, prédios ou casas, existem tarefas e regras para manter a harmonia e organização do local. Além disso, há ainda algumas atitudes e comportamentos que devem ser reforçados por parte dos condôminos para evitar conflitos e manter a boa convivência entre os vizinhos.

Separamos 6 dicas para te ajudar a desempenhar uma ótima política de boa vizinhança.

1 – Resolva conflitos de forma pacífica

As pessoas são diferentes e possuem valores e comportamentos diferenciados, que ficam evidentes quando passam a conviver em uma comunidade. Morando em condomínio é preciso exercitar tanto a boa vontade como a tolerância para entender essas diferenças, assim como ter um bom jogo de cintura na hora de negociar conflitos. Nessas horas, é preciso manter a calma e, principalmente, o respeito com o próximo. A ideia é buscar resolver conflitos de forma pacífica e sempre cara a cara. É mais honesto e mais autêntico.

2 – Participe de confraternizações

A maneira de relacionar com os vizinhos varia muito de cidade para cidade, de estado para estado. Ainda assim, vale a pena pensar em organizar confraternizações entre os moradores do condomínio, de tempos em tempos. Muitos desses promovem essas confraternizações como forma de melhorar o relacionamento e a convivência. Estes encontros podem ser também organizados por moradores, seja em aniversários ou mesmo em datas comemorativas como o Natal, dia das crianças, entre outros.

3 – Compartilhe informações de contato

Ainda que condomínios sejam conhecidos por sua segurança, é sempre importante prevenir qualquer tipo de incidente. E não falamos apenas de roubos, mas de alarmes que disparam ao longo da noite ou mesmo sinistros como incêndios ou vendavais. Por isso, é importante que os vizinhos se acostumem a compartilhar informações de contato entre si. Se cada condômino tiver o telefone de seu vizinho e/ou de familiares próximos, qualquer tipo de problema pode ser comunicado imediatamente. Trocar informações ajuda também na hora que seu filho chega mais cedo e não encontra ninguém em casa ou mesmo para dividir uma carona para o trabalho.

4 – Divida sua expertise

É comum que os vizinhos atuem em diferentes áreas de trabalho. Numa esquina podemos ter um advogado, na outra um engenheiro, um dentista, um jornalista ou um professor. E podemos ir um pouco mais além. Nestas mesmas casas podemos encontrar um cozinheiro de mão cheia, um pintor talentoso, um cantor ou um músico. Dividir a expertise profissional e pessoal aproxima mais as pessoas, reforça os laços de amizade e pode ajudar as pessoas.

5 – Evite som alto

Todo mundo gosta de ouvir uma música alta de vez em quando. A vida em condomínio, porém, exige certos cuidados. Por padrão, não devemos ouvir música alta após às 22 horas. Mesmo assim, isso não dá direito das pessoas ouvirem som muito alto às 10h da manhã de um domingo. Tem que ter bom senso neste momento. Trata-se, novamente, de uma questão de respeito ao próximo.

6 – Seja simpático. Dê bom dia!

Há pessoas que, por um motivo ou outro, não costumam desejar bom dia a seus vizinhos. Ainda que muitas destas situações ocorram por pura timidez, há casos de pessoas que simplesmente ignoram quem está a seu lado. Garanta que o seu bom dia seja uma mensagem de amizade. Com o tempo, você vai perceber que mesmo aquele seu vizinho mal-humorado vai notar que não custa nada cumprimentar as pessoas. Isso é bom para o bem-estar do seu condomínio e para cada um de nós.

Ótimas dicas para manter a boa vizinhança, não é mesmo? Apostamos que você vai aproveitar bastante essas ideias e compartilhar com os amigos e familiares.

Tem mais alguma dica? Conte pra gente!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, estou de acordo com as Políticas de Privacidade da empresa