Como sair do aluguel em 7 passos

A conquista da casa própria é algo que proporciona muita felicidade. Não é à toa que esse é o sonho da maioria dos brasileiros — e um sonho não tão distante assim. 

Muitas vezes, o valor gasto com aluguel poderia ser usado para pagar as prestações de um financiamento imobiliário, por exemplo.

Contudo, para sair do aluguel de vez é preciso passar por alguns passos. Afinal, essa é uma compra muito importante e de alto valor, logo, tudo o que puder ser feito para evitar aborrecimentos vale a pena. 

Então, quer saber o que é necessário para alcançar esse objetivo? Veja esta lista que separamos para você! 

1# Poupe dinheiro

Como você sabe, adquirir o imóvel próprio é um grande investimento. Além do valor da casa ou apartamento, é preciso reservar dinheiro para pagar os documentos, taxas e impostos. Isso sem contar os gastos com a mudança ou com a compra de móveis novos.

Se você não tiver o montante para pagar à vista e a sua ideia for optar por um financiamento imobiliário, é preciso guardar o dinheiro da entrada. A quantia para isso pode variar, mas geralmente fica em torno de 30% do valor da propriedade.

Nesse caso, tente aplicar o dinheiro poupado em um investimento de baixo risco, como o tesouro direto.

2# Faça um planejamento 

Para sair do aluguel, não basta apenas guardar o dinheiro. Também é fundamental ter o controle financeiro da sua vida, para fazer um bom planejamento.

Crie o hábito de registrar tudo o que você recebe e o que gasta, seja em um caderno, em planilhas do computador ou em um aplicativo no celular. Isso vai ajudar você a saber quanto pode gastar mensalmente com a moradia, dentre outros gastos.

3# Mantenha o nome limpo 

Esta é uma das regras básicas para conseguir financiar imóveis ou solicitar empréstimos: tenha certeza de que o seu nome não consta em nenhum órgão de proteção ao crédito. Além disso, não se comprometa com dívidas que não vai conseguir pagar, e prefira sempre realizar compras à vista. 

4# Escolha a melhor forma de pagamento 

Adquirir o imóvel à vista é uma excelente opção de pagamento, já que dá ao comprador a possibilidade de negociar descontos sem comprometer o orçamento mensal. A maioria das pessoas, entretanto, não tem essa quantia de dinheiro disponível.

Felizmente, existem outras alternativas para pagar a casa própria. Conheça, a seguir, as principais delas:

  • Financiamento imobiliário

Nessa opção, o banco empresta parte do valor da propriedade ao comprador, que passa a pagar a quantia acrescida de juros, mensalmente. O valor das parcelas aqui não pode ultrapassar 30% da renda total. A taxa de juros e o prazo para o pagamento do financiamento variam de acordo com o banco e o perfil do cliente. 

  • Consórcio

O consórcio imobiliário é uma boa alternativa para quem não tem pressa em se mudar para a casa nova. Nessa modalidade, o comprador paga um valor fixo todos os meses e é contemplado por meio de sorteio ou lance. Sua maior vantagem é o fato de não ter taxa de juros.

O consorciado beneficiado recebe uma carta de crédito no valor já estabelecido anteriormente, e pode usá-la para comprar o imóvel que desejar. Assim, a empresa administradora organiza os prazos e realiza as entregas das cartas até que todos os participantes sejam contemplados.

5# Corte gastos desnecessários

Para sair do aluguel, toda economia que você conseguir fazer será relevante. Portanto, é importante analisar quais são os seus gastos e verificar quais deles podem ser diminuídos, ou mesmo eliminados da sua vida. 

Esses cortes ficam muito mais fáceis de serem feitos se você estiver focado em atingir o objetivo — nesse caso, a compra da casa própria. Então, tenha em mente que quanto mais dinheiro você tiver disponível, mais tranquilo será o processo. 

6# Procure o imóvel ideal

Vários fatores influenciam a escolha do imóvel perfeito para atender às suas necessidades e desejos. Para não se arrepender, é fundamental pesquisar sobre todas as características e realizar visitas antes de tomar a decisão final. E, nesse momento, a internet é uma grande aliada.

Como a oferta de imóveis é muito grande, você precisa filtrar a sua pesquisa para encontrar o que, realmente, desperta o seu interesse. Alguns dos principais aspectos que devem ser observados aqui são:

  • Tamanho do imóvel;
  • Localização na cidade;
  • Infraestrutura e segurança da região;
  • Opções de lazer;
  • Vizinhança. 

A qualidade da estrutura e do acabamento do imóvel também merecem atenção. Até porque é sempre bom se certificar de que não existem problemas de infraestrutura nem a necessidade de reformas. 

7# Conte com o apoio de uma imobiliária 

Comprar o imóvel com uma imobiliária de confiança torna todo o processo muito mais seguro e tranquilo. Afinal, a aquisição de uma propriedade envolve vários trâmites burocráticos, emissão de documentos, certidões e registros, e os corretores já estão acostumados com essa rotina, podendo lhe auxiliar com isso. 

A imobiliária vai ajudar você a organizar a sua documentação pessoal e tirar as suas dúvidas durante todo o percurso. Sem contar que ela poderá lhe guiar durante a busca pelo imóvel ideal, e se certificar de que a transação é segura e vantajosa.

Eles também vão intermediar o diálogo entre o comprador e o proprietário do imóvel. Dessa forma, aumentarão as suas chances de conseguir descontos e melhores condições de pagamento.

Enfim, como vimos até aqui, é plenamente possível conquistar a casa própria. Para isso é preciso paciência, dedicação e pesquisa, mas a liberdade de sair do aluguel compensa todo o esforço!

Então, gostou do nosso post? 

Agora, você deve estar se perguntando sobre qual é o tipo de imóvel que você deve adquirir. 

Siga também as nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn. 

Até a próxima!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, estou de acordo com as Políticas de Privacidade da empresa