Como fazer uma boa captação de imóvel?

Uma das formas de aumentar nosso faturamento enquanto corretor e, também, nosso portfólio de produtos, é a captação de imóveis de revenda. Além disso, este trabalho é um grande desafio para os profissionais do mercado imobiliário. A captação de imóveis envolve a procura, a descoberta, a negociação e a formalização da entrada de novos imóveis no portfólio de produtos da imobiliária e do corretor.

É importante entender o processo da captação do imóvel, pois o objetivo do corretor nesse trabalho, não é apenas vender um imóvel para o cliente, mas principalmente, prestar um serviço de assessoria imobiliária qualificada e oferecer segurança ao proprietário do imóvel e também à quem o comprará.

Então, não basta apenas ser um bom vendedor! Também é imprescindível saber captar, pois com isso aumentam as chances de melhorar seus resultados. Por isso, separamos algumas dicas para que você se torne o melhor captador de imóveis.

Construa um bom relacionamento

Uma imobiliária possui clientes com diferentes exigências e particularidades, cabe ao corretor entender os perfis e necessidades específicas do seu público-alvo, para conseguir captar os imóveis ideais. O corretor que deseja captar um imóvel deve basear sua relação com o proprietário na confiança, transparência, segurança e compromisso com a venda do bem.

Faça dos porteiros e zeladores seus parceiros e aliados. Esses profissionais conhecem muito bem os moradores, participam da rotina e, normalmente, tem conhecimento de quem deseja vender uma unidade, seja naquele prédio ou em outros espaços. Eles podem ser uma boa porta de entrada para uma captação.

Mapeie as regiões mais estratégicas

Faça um levantamento de espaços que combine com o público com quem você se relaciona. Analise os dados e perfis de clientes da sua carteira, pois eles te fornecem diversas informações que podem te auxiliar, principalmente na escolha de uma região para captação de imóveis com bastante liquidez.

Mas o que deve ser perguntado ao proprietário no momento da captação? Vamos lá!

– O imóvel é quitado?

– Se foi financiado, foi através do banco ou da construtora? Qual?

– Utilizou FGTS na compra do imóvel?

– A vaga de garagem está vinculada ao imóvel? É coberta? Rotativa ou fixa?

– O imóvel está ocupado? Se sim, qual o prazo de desocupação?

– O imóvel já foi reformado?

– Aceita permuta ou bens como parte do valor do imóvel?

– O imóvel já está escriturado?

– O imóvel está no nome de quem?

– Alguma mobília está inclusa na venda?

– Qual o valor do IPTU?

– Qual o valor do condomínio e o que está incluso?

– Aceita receber visitação em quais dias e horários?

Tenha boas imagens do imóvel

Para que sejam feitos bons anúncios nos portais e boas campanhas nas redes sociais, além dos demais canais de divulgação do imóvel, é extremamente importante que o corretor, no momento da captação do imóvel, consiga fazer boas fotos do local.

A visualização e posição no ranking de anúncio dos imóveis é totalmente influenciado pelas imagens vinculadas ao empreendimento. Por isso, capriche na hora de tirar as fotos, para que a sua captação seja ainda mais produtiva.

Há algumas dicas básicas que, sendo seguidas, ajudam bastante na qualidade das imagens:

Abra as janelas e acenda as luzes;

  • Tire fotos a favor da luz;
  • O melhor horário para se tirar é ao amanhecer e ao anoitecer;
  • Organize o ambiente e guarde toda a bagunça;
  • Crie um conceito de “lar aconchegante”;
  • Um ambiente desorganizado acaba gerando uma impressão negativa do imóvel;
  • Observe o local e escolha o melhor ângulo e enquadramento;
  • Dê preferência para fotos na horizontal;
  • Fotografe as áreas de lazer do condomínio e até mesmo a rua;
  • Se possível utilize máquina fotográfica;
  • Não coloque fotos tremidas;
  • Tire ao menos 4 fotos de cada cômodo para depois avaliar quais ficaram melhores;

Certidão de ônus

Documento para verificação da situação geral do imóvel. O corretor pode emiti-la no cartório, com o endereço completo do empreendimento, incluindo o número do lote e do imóvel. O documento é pago, válido por 30 dias e renovável por mais 30.

Só é possível renovar o documento, sem custo, antes do seu vencimento. Caso você perca o prazo de renovação, ai sim terá que pagar a reemissão do documento. O valor da certidão pode variar de acordo com a cidade e estado no qual for emitida.

Para emitir a certidão de ônus é preciso ir ao cartório responsável pela região onde está localizado o imóvel. Com isso, é importante entrar em contato com o estabelecimento mais próximo ao empreendimento, para validar se ele abrange aquela localidade, para que você não perca viagem!

O que não pode faltar?

– Preencha todos os campos da ficha de captação, quanto mais informações do imóvel mais chances de venda;

– Peça uma cópia mais recente da escritura e do IPTU;

– Os proprietários, no caso de cônjuges, ambos devem assinar concordando e autorizando a venda;

– É preciso que o proprietário saiba como a imobiliária divulgará seu imóvel. Fale sobre o site, portais e redes sociais;

– Faça boas fotos e vídeos do imóvel, esses recursos ajudam a vender mais rápido;

– Quem capta um imóvel também recebe uma participação sobre a venda, mesmo que não tenha sido o responsável por ela.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus colegas. Tem alguma outra dica sobre como fazer a melhor captação? Conte pra gente!

Siga também nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Twitter.

Marketing da BR House

 

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, estou de acordo com as Políticas de Privacidade da empresa