Como evitar golpes na compra de um imóvel?

Comprar um imóvel não é uma tarefa muito fácil, certo!? No momento em que decide adquirir a sua casa, sempre surge uma insegurança no decorrer do processo de compra. E ainda existem alguns “espertinhos” que tentam tirar proveito da boa-fé dos clientes e aplicar golpes.

A compra do seu imóvel precisa ser um momento especial e realização de um sonho, não um pesadelo. Pensando em ajudar você a não cair nessas armadilhas, preparamos 5 dicas para você realizar seu sonho tranquilamente.

1 – Só compre ou venda com empresas credenciadas

Primeiramente, você pode acessar o site do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do seu estado e verificar os dados da imobiliária que você escolheu. Essa é uma medida muito simples que faz toda diferença.

2 – Fique de olho no preço e no contrato

Outro ponto que necessita atenção é o preço. Os preços no mercado podem até variar um pouco de uma imobiliária para outra, mas se notar um desconto muito absurdo, facilidades demais e nenhuma exigência, desconfie. Os valores têm sua tabela praticada no mercado e dificilmente sofrerão alterações tão bruscas de um lugar para o outro. Certifique-se de pesquisar bastante antes de fechar um negócio para ter uma média de preços e facilidade de financiamento que você vai encontrar no mercado. Consulte os portais de imóveis e site da imobiliária. Leia atentamente ao contrato de compra e venda, tirando todas as dúvidas antes da assinatura e não efetua depósitos e nem realize pagamentos em contas diferentes da descrita no contrato.

3 – Cuidado com documentos falsos

A tecnologia utilizada pelos golpistas atualmente faz com que um documento falso fique muito parecido com documentos originais. Por isso, ir ao cartório e solicitar as certidões é o melhor a fazer para verificar se os documentos apresentados pelo vendedor são legítimos. No cartório, solicite também a certidão negativa sobre ônus referente ao imóvel do seu interesse antes de fechar negócio. Essa certidão garante que não há débitos. O índice de estelionatos ligados ao setor imobiliário vem crescendo muito, uma pesquisa rápida na internet sobre o imóvel ou sobre o proprietário podem revelar bastante coisas sobre a futura compra.

4 – Compre com credenciado ou proprietário

Só aceite fechar o negócio com o corretor credenciado de um imobiliária ou com o proprietário. Existem vários golpistas no mercado que justificam a ausência do proprietário do imóvel com viagens ou moradia no exterior, por exemplo. Eles se apresentam como um parente próximo, supostamente autorizado a fazer a venda. Exija documentos de identificação, em caso de representante a procuração.

5 – Registre seu imóvel

Visitar o imóvel é fundamental para o cliente conhecer as condições do imóvel desejado e o estado de conservação. No fim do processo de compra o cuidado continua. Registre o imóvel assim que concluir a compra. Um dos golpes mais comuns hoje em dia é a venda de um imóvel para mais de um comprador. Legalmente, o novo proprietário será aquele que registrar primeiro o imóvel. Assim que assinar os documentos de compra, vá direto a um cartório. Fique atento também às taxas cobradas pelo cartório. Apesar do alto custo dessa transação, ela é indispensável para a segurança do bem que você está adquirindo. E caso você seja o vendedor, só transfira o imóvel depois de todos valores estarem devidamente pagos.

A pesquisa é a melhor forma de manter-se informado e não cair em armadilhas, principalmente na internet. Nenhum profissional ou empresa de respeito pedirá que você deposite quantias antes mesmo de conversar melhor sobre o assunto ou ir conhecer o imóvel.

Os golpes estão aí, cada vez mais comuns no mercado, dificultando a transação de quem quer fazer um negócio limpo e uma boa compra. Se cuidem!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilha nas suas rede sociais e ajude seus amigos a não caírem em golpes também.

 

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, estou de acordo com as Políticas de Privacidade da empresa