Vale a pena dar o carro como entrada para comprar apartamento?

Conseguir uma casa própria é o sonho de muita gente: abandonar o aluguel e ter a segurança de possuir um bem durável são dois grandes motivos que levam tantas pessoas a apertarem seus orçamentos por alguns meses.

Em alguns casos, a família já possui outro bem — como um carro — e pretende usá-lo como entrada para comprar apartamento. Mas considerando que este também foi uma conquista, será que vale a pena?

A resposta nem sempre é fácil. Uma casa é útil em mais contextos do que um carro, mas nem sempre ele é um bem supérfluo para a família. Sem falar que o apartamento em si, quando escolhido às pressas, pode trazer problemas com o tempo.

No post de hoje, você vai aprender como adequar o processo de aquisição do imóvel às suas necessidades. Continue a leitura e saia satisfeito com a sua compra!

Como funciona o processo de entrada para comprar apartamento?

O melhor ponto para começar é saber como funciona o processo de compra, o que envolve a entrada. Assim como seria feito com qualquer bem comprado a prazo, o comprador pode oferecer um valor especificado no momento da aquisição, que é a entrada. Quanto maior o seu valor, menores serão as parcelas seguintes.

O processo de entrada para comprar apartamento costuma seguir os seguintes passos:

Encontrando uma imobiliária

Antes de qualquer coisa, o comprador deve buscar uma empresa imobiliária de confiança. Estudar o mercado, verificar a opinião dos clientes antigos e garantir que as informações legais estão em dia são apenas os pontos mais básicos.

Se possível, procure a indicação de alguém que já utilizou o serviço. Eles poderão explicar melhor quais são as nuanças do processo e você pode se preparar melhor para os passos seguintes.

Escolhendo o imóvel

Depois de escolher a empresa, ainda não é hora de fazer a entrada para comprar apartamento. Antes, você deve escolher qual apartamento é mais do seu agrado. A imobiliária poderá oferecer sugestões com base em localidade, preço, custo de vida, exigências, entre outros fatores.

Enquanto não encontrar um imóvel que atinja suas expectativas, não invista. Você vai preferir ter o seu carro do que ter uma casa da qual não gosta.

Fazendo acordos

Depois de escolher o que você quer comprar, é hora de negociar os valores. Algumas imobiliárias são mais inflexíveis, enquanto outras já preveem a diferença dos seus descontos sendo aplicada. Em todo caso, você vai querer que a sua entrada para comprar apartamento valha tanto quanto possível.

Comece pedindo pequenos descontos e depois tente complementar com extensão de prazos, redução de juros e outras garantias. Continue conseguindo pequenos benefícios até encontrar um acordo favorável.

Garantindo o melhor contrato

No final de toda a negociação, o que foi falado deve ser passado por escrito. Nunca deixe de verificar se todas as cláusulas discutidas constam no contrato da forma que foram faladas. Não é sempre o caso de a imobiliária agir de má fé. Pode ser apenas um engano, mas que pode trazer grandes problemas depois de dar a entrada para comprar apartamento.

Como saber se vale a pena usar seu carro como entrada?

Esse é uma pergunta que sempre deve ser feita. Se não for respondida com cuidado, pode ser que você apenas se arrependa do resultado. Por isso, lembre-se de fazer as seguintes perguntas antes de tomar sua decisão:

O apartamento vale a pena?

Se você escolheu o local sob medida, bem provável que a resposta seja “sim”. Mas sempre se pergunte novamente, pois tomar essa decisão às pressas frequentemente leva a arrependimento.

Antes de oferecer seu carro como entrada para comprar apartamento, visite o imóvel, veja a distância para seu local de trabalho e estudos e considere a disponibilidade de transporte.

Ter um carro é uma necessidade?

Para algumas famílias, um carro é um bônus, um conforto extra para o dia a dia. Porém, em alguns casos, ele é necessário para que tudo funcione corretamente.

Certas pessoas dependem do carro para cumprir o horário de trabalho e ainda conseguir buscar os filhos na escola, por exemplo. Outras usam o veículo como meio de renda.

Se você se encaixa em um caso desse tipo, reconsidere utilizar o carro como entrada para comprar apartamento. A menos que sua família já possua outro veículo sobrando.

Seu orçamento permite comprar um novo carro no futuro?

Se você não precisa necessariamente do veículo, mas gostaria de tê-lo assim mesmo, por que não considerar uma nova compra no futuro? Caso haja um esquema de parcelamento do imóvel baseado na tabela price, cada parcela subsequente será menor que a anterior.

Isso significa que, antes mesmo de quitar o apartamento, você já poderá considerar adquirir um novo carro. Faça as contas e talvez você note que essa é uma boa oportunidade no mercado imobiliário.

A proposta da imobiliária é melhor do que a venda do carro?

Ao oferecer seu carro como entrada para comprar apartamento, você já sabe que não vai obter o mesmo valor que obteria com a venda. O valor do veículo, no momento em que sai da concessionária, já cai em pelo menos 20%.

Considerando que ele não é imediatamente convertido em dinheiro pela empresa, eles devem pedir mais uma porcentagem, pelo período que precisarão esperar para obter o retorno financeiro. Em alguns casos, o valor e a rapidez não compensam o valor que seria obtido com uma venda.

Além disso, oferecer o carro como entrada para comprar apartamento pode implicar uma perda ainda maior. Existem vários métodos seguros de investimento, como a tradicional poupança, que ajudam a valorizar o seu dinheiro, não depreciá-lo.

Isso quer dizer que, vendendo seu carro e aplicando o valor por algum tempo, a entrada obtida será bem maior. Você também deve considerar a urgência da mudança, é claro.

Agora que você já entende melhor como funciona o processo de entrada para comprar apartamento, pode decidir se vale a pena oferecer o seu carro nesse negócio.

Restou alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários e descubra como podemos ajudá-lo!

Aproveite e baixe nosso e-book sobre financiamento imobiliário e tire todas as suas dúvidas!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, estou de acordo com as Políticas de Privacidade da empresa