7 dicas para comprar um imóvel sem complicações


Quem não deseja ter um cantinho com a sua cara, um lugar para descansar e receber a família e os amigos? Mas para que esse sonho seja perfeito, é preciso planejamento. Você precisa pensar em todas as etapas do processo e documentos necessários para que esse momento ocorra com agilidade e não seja atrapalhado por nenhum problema.

Antes de tudo, é preciso dizer que o êxito na compra de um imóvel depende do conhecimento e domínio desse tipo de transação. E, para garantir que isso aconteça, é importante ter ao seu lado uma imobiliária com experiência e um profissional credenciado pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), que forneça todo o suporte ao negócio.

Para te ajudar a entender melhor como comprar um imóvel sem complicações, separamos 7 dicas importantes. Confira!

1#Analise o tipo de imóvel

Se pergunte, o que é imprescindível que o imóvel tenha para atender minhas necessidades? Você quer morar na nova casa a partir de quando? Quais recursos financeiros tenho disponíveis de imediato e a longo prazo? Essas e outras perguntas te ajudarão na hora de definir o imóvel.

Você quer um lançamento, um imóvel na planta, um usado ou um loteamento? São várias opções para escolher e em cada uma delas você precisa avaliar os pontos. Em todos os tipos, é fundamental que você avalie o custo total do imóvel, juros de financiamento, valores de entrada e para emissão de documentação, entre outros custos que envolvem a compra de um imóvel.

Além disso, para imóveis usados, há outros cuidados que precisam ser tomados antes de considerar a sua compra como exigência de certidão de ônus, escritura, além de considerar o pagamento também do ITBI.

2#Olhar com carinho a localização do imóvel

Imagine a seguinte situação: você encontrou um imóvel lindo, perfeito, que possui tudo aquilo que você sempre quis para a sua primeira moradia. No entanto, ao comprar o imóvel, você não percebeu que a sua região não lhe agrada nem um pouco. Claro que você não quer passar por esse problema. Por isso, fique de olho quanto ao bairro que você for morar.

Verifique se o local te atende quanto às questões de segurança, infraestrutura do comércio e estabelecimentos como escolas e hospitais. Um excelente imóvel não se limita apenas às suas próprias condições físicas: depende muito da localização. Por isso, analise bem todos os pontos.

3#Pense no custo do imóvel

Tenha muito cuidado com o orçamento. É muito comum na hora de comprar um imóvel, a gente pensar somente no valor de venda que vemos nos anúncios. Porém, precisamos entender o custo total de aquisição do imóvel.

Após escolher o tipo do imóvel e a localização que você deseja, é importante colocar na ponta do lápis todos os custos que envolve a compra do seu imóvel. Quanto custará a documentação, os juros do financiamento caso você opte por essa modalidade de pagamento, o valor da entrada, custo com mudança, entre outros que podem surgir ao longo do processo.

Certidão de situação fiscal: comprova que o imóvel não possui dívidas municipais.
Declaração de inexistência de débitos condominiais: mostra que não há pendências com o condomínio. Caso haja, deve ser quitado antes da venda.

4#Faça uma proposta e negocie

Ao analisar tudo o que foi dito, você acha que há coisas a mais para se preocupar? Parabéns se você respondeu “sim”! Existe um outro cuidado que você deve considerar: a proposta de compra. O ideal é estabelecer todos os detalhes, negociando item por item.

Veja o que está incluso e o que não está inserido no seu contrato. Dessa maneira, você obtém vantagens e consegue definir um preço justo, dentro da sua realidade. Algumas imobiliárias oferecem aos clientes, sem custo, assessoria jurídica para ajudar nesse processo de entendimento do contrato e das obrigações do comprador.

5#Pense em como você pagará o imóvel

Há inúmeras formas de adquirir um imóvel. Você pode optar pelo pagamento a vista, usar FGTS, financiamento bancário ou direto com a construtora, além de consórcio. Analise todas as possibilidades com cautela.

Veja se você possui o valor para dar a entrada no imóvel, caso seja necessário. Avalie os juros de financiamento e qual banco irá te oferecer o melhor custo benefício. Nem sempre as taxas mais baixas te oferecem o melhor e mais ágil processo de financiamento.

Caso você opte por utilizar o financiamento bancário com o FGTS, procure uma imobiliária que ofereça o serviço de correspondente bancário. Ela pode te auxiliar em todo o processo de financiamento, pois esses trâmites precisam de algum tempo para aprovação.

6#Separe sua documentação

Outro ponto importante é ter toda a sua documentação atualizada e disponível no momento da compra. Os documentos mais importantes são:

  • RG e CPF.
  • Comprovante de residência.
  • Últimos 3 contracheques.
  • Imposto de renda.

Certidões Negativas: essas certidões comprovam que você não possui dívidas de qualquer natureza (tributária, trabalhista etc.). As principais certidões são: de ações cíveis e criminais (Justiça Federal), de protestos, de execuções fiscais (estadual e municipal), quitação de tributos federais, de ações trabalhistas, de interdição, de tutela e curatela.
Certidão de casamento ou união estável com regime de bens: caso essa seja a sua situação civil, você terá de comprová-la, bem como que seu cônjuge concorda com a compra.
Toda essa burocracia parece exagero, mas é necessária para garantir segurança ao comprador. Para que ele não tenha nenhum ônus desnecessário ou leve algum prejuízo na negociação.

7#Controle seus gastos

Não é nenhuma novidade falar que, ao comprar um imóvel financiado, você acaba de ter uma dívida. O mais certo é que você agora terá despesas relacionadas ao imóvel e outros gastos fundamentais para sua vida. Logo, não faz sentido gastar descontroladamente e comprometer sua renda. Por isso, cuidado!

Jamais ultrapasse 30% dos rendimentos familiares. Obedecendo a esse limite, você garante quitar sua casa e evitar surpresas desagradáveis.

Se estiver ok com todos itens, aguarde por um processo de compra tranquilo, sem complicações e sem dor de cabeça. Isso que eu chamo de realizar um sonho não é mesmo?!

Tem alguma outra dica que você já pratica? Compartilhe com a gente! Gostou dessas? Então assine nossa newsletter e receba, em primeira mão na sua caixa de e-mail, outros conteúdos como esse.

Siga também nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Twitter. 

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, estou de acordo com as Políticas de Privacidade da empresa