Você sabe a diferença entre corretor, imobiliária e incorporadora?

Muitas pessoas tem o sonho de comprar a casa própria, porém, durante o processo surgem muitas dúvidas, sendo uma delas a diferença entre corretor, imobiliária e incorporadora. É necessário entender o papel de cada parte envolvida no processo de compra para saber a quem cobrar e questionar quando for adquirir seu imóvel.

Incorporadora

A incorporadora é responsável pela articulação de um empreendimento, ou seja, ela que realiza estudos a fim de identificar as oportunidades e tendências de mercado, faz estudos de viabilidade e de construção do empreendimento, desenvolvimento do produto e aquisição do terreno.

A incorporadora conta com parcerias com diversos tipos de profissionais para garantir um serviço completo para seus clientes. Entre esses profissionais, estão:

– Construtora responsável por realizar obra;

– Escritórios de arquitetura e engenharia para a realização de projetos, cronogramas e orçamentos do empreendimento;

– Consultores de planejamento imobiliário, visando formular um produto final que atenda as necessidades do comprador;

– Empresas de avaliação Imobiliária para determinar qual será o valor de mercado do imóvel;

– Financiadoras, como bancos, tanto para investir na realização do empreendimento quanto para oferecer segurança para a pessoa física compradora. A presença dessas instituições nos empreendimentos minimiza os riscos para ambas as partes;

– Consultorias especializadas em obtenção de licenças de instalação, aprovações em órgãos públicos, licenças ambientais e aprovações em órgãos de preservação do patrimônio cultural.

Portanto, o trabalho da incorporadora é identificar oportunidades, percebendo quais são as necessidades e tendências do mercado imobiliário. Agora que você já sabe o papel das incorporadoras, vamos saber um pouco mais sobre as imobiliárias?

Imobiliária

Seu papel é oferecer um leque de opções para o comprador e ajudar que ele encontre o melhor imóvel para suas necessidades. As imobiliárias não estão envolvidas com a construção do empreendimento.

Ela pode oferecer os seguintes serviços:

– Gestão de imóveis disponíveis para compra, venda e locação;

– Consultoria referente às necessidades do comprador ou locador;

– Avaliação do imóvel por um especialista para determinação de valor;

– Intermediação de contratos e seguros imobiliários;

– Intermediação de para crédito imobiliário.

Dessa forma, a imobiliária é responsável por oferecer aos clientes a competência na área de imóveis. Por meio de uma intermediação, é possível garantir que toda a documentação esteja em dia e os contratos estejam adequados. E o corretor de imóveis, onde ele entra?

Corretor de imóveis

É um profissional especializado no mercado imobiliário, podendo trabalhar tanto de forma autônoma ou em parceria com imobiliárias, construtoras ou incorporadoras. De acordo com a lei, o corretor tem a obrigação de informar espontaneamente ao seu cliente todas as informações disponíveis sobre o imóvel. Fazem parte das suas responsabilidades:

– Checar a validade dos documentos do imóvel e veracidade das informações, repassando-as para o comprador;

– Pesquisar e apresentar as certidões referentes à compra e venda, inclusive sobre dívidas em aberto do imóvel;

– Acordar com ambas as partes o preço e condições da transação, inclusive o percentual cobrado pelo seu trabalho;

– Agendar visita aos imóveis e fazer a apresentação aos clientes interessados;

– Orientar clientes interessados em investir no mercado imobiliário;

– Acompanhar todo processo de compra e venda do imóvel.

O corretor é o ponto de conexão do cliente com a imobiliária, ele deve ser credenciado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), além de estar sempre atualizado quanto ao mercado imobiliário. É também necessário possuir amplo conhecimento sobre a legislação imobiliária vigente. E você, já conhece a BR House?

A BR House

Somos a inteligência imobiliária! Completamos 10 anos de atuação em 2022, hoje estamos presente em todas as capitais do Centro-Oeste, (Brasília, Campo Grande, Cuiabá), que contam com uma estrutura completa para revenda, lançamento e crédito imobiliário.

Tudo que você precisa para encontrar seu imóvel ideal!

 
 
 

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, estou de acordo com as Políticas de Privacidade da empresa